testemunho vivo do património cinematográfico
repx-5.jpg

reporter R

“Entre o Passado

e o Presente”

Reporter R - entre o passado e o presente

Esta nova rubrica surge num momento em que aos poucos, depois de tempos muito conturbados que se fizeram sentir no cinema português e na cultura em geral, o renascimento da actividade cinematográfica começa gradualmente a surgir. Por isso, o projecto Palavrasemovimento abre esta nova rubrica: “Repórter R - entre o passado e o presente”, sendo uma forma, não só de revisitar o passado recente do cinema português, mas também de fortalecer os laços que o une com o cinema do presente. Repórter R, será uma rubrica sem datas definidas para publicação, mas divulgará tanto o que de novo acontece, assim como o do passado recente, principalmente a partir das décadas de 1970|80|90.                                                                                                                                                                    
                                                                                                      A Repórter R Outubro 2020.

 

A Repórter R anuncia que é já amanhã, sábado 25, o lançamento do livro coordenado por Nélson Araújo, às 16h00 na livraria Térmita, Porto, com  apresentação de Nelson Araújo, Maria João Cortesão e Daniel Ribas.

Seguem-se apresentações no dia: 2 de dezembro, às 16h, em Lisboa, na livraria Linha de Sombra/Cinemateca com  apresentação de Nelson Araújo, Liliana Rosa e Maria Irene Aparício e a 8 de dezembro, às 18h, em Coimbra, na livraria Almedina com apresentação de Nelson Araújo, André Graça, Sérgio Dias Branco e Anabela Branco de Oliveira.

A Repórter R, 24 de Novembro 2023.

 

A Repórter R partilha um artigo publicado no passado mês de Dezembro de Francisco Portugal em co-autoria de Raquel Rato na Revista Electrónica Simbiótica Revista Eletrônica9 (3), 40–73.Brasil.

“Arquitetura popular, lugares e paisagens no universo cinematográfico de António Reis e Margarida Cordeiro”

Clique na imagem para ler artigo


Dia Mundial do Património Audiovisual

A propósito do dia Mundial do Património Audiovisual que se comemora a 27 de outubro, nada mais adequado que divulgar o evento que decorrerá hoje às 21h30 na Culturgest - DocLisboa, com a organização da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema no âmbito do projeto “O mar português”, a cópia nova digital do filme Nazaré, Praia de Pescadores, de Leitão de Barros, com partitura original de Filipe Raposo.

“Até 2024, a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema vai desenvolver um programa de digitalização e divulgação do cinema português relacionado com o mar, e prevê a digitalização de 10 mil minutos de títulos, entre longas e curtas-metragens.”

Para mais informação clique no botão

A Repórter R, 25 de outubro 2021.

Fotograma do filme

Entrevista a Margarida Cordeiro

A Repórter R pública hoje entrevista a Margarida Cordeiro, por Francisco Portugal e Gomes, disponível no volume dos Anexos (E.14, p.191, [p.196PDF]) da sua tese de doutoramento, Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa: contributo para o entendimento das causas do problema da «casa portuguesa»,apresentada na Universidade de Coimbra em 2019. A entrevista foi realizada no âmbito dum estudo ao interesse que o espaço territorial remoto de Trás-os-Montes despertou em investigadores, arquitectos e realizadores na segunda metade do século XX, que levou à colaboração de Octávio Lixa Filgueiras e Arnaldo Araújo – dois arquitectos que participaram na realização do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa,1955-1961 – com os cineastas António Reis e Margarida Cordeiro, no filme “Ana”,1984.

Clique na imagem para ler entrevista

Sequência do filme Ana, 1984 de António Reis e Margarida Cordeiro

Sequência do filme Ana, 1984 de António Reis e Margarida Cordeiro

A Repórter R, 21 de Setembro 2021.

A Repórter R informa que o projecto Invisibles e insumisas / Invisíveis e insubmissas: Leading Women in Portuguese and Spanish Cinema and Television,1970-1980, desenvolvido em três universidades de prestígio tais como: Exeter, UK. University of Oxford. University of Kent, foi aprovado para 5 anos com início em Setembro de 2021. Dele, fazem parte como principal investigadora, Sally Faulkner, (University of Exeter) a co-investigadora Hilary Owen (University of Oxford) e Núria Triana Toribio (University of Kent). O projecto conta ainda com consultores convidados de Portugal: Raquel Freire, Mariana Liz, Raquel Rato, Ellen Sapega e Luís Trindade. De Espanha: Concepción Cascajosa, Fernando Ramos, Annette Scholz e Linda Williams.

                                                                                                        A Repórter R, 6 de Julho 2021.

Para site do projeto clique no botão

Fotograma do filme Trás-os-Montes de António Reis e Margarida Cordeiro


A Repórter R, 2 de Janeiro 2023.

 

A Repórter R tem todo o gosto em partilhar o texto - Futuros do Cinema -,escrito por Carlos Natálio, sobre cinema e pedagogia.

Este texto foi publicado no Jornal Público, ípsilon a 5 de Novembro de 2022 no Dia Mundial do Cinema

Para ler o artigo clique na imagem

Fotograma do filme “O Gosto da Cereja” de Abbas Kiarostami de 1997

A Repórter R, 9 de Novembro 2022.

A repórter R partilha um texto escrito por Raquel Paulo Rato, a convite da AIP (Associação de Imagem Portuguesa) sobre "Objectos de Luz", filme de Acácio de Almeida e Marie Carré que encerrará o DocLisboa a 15 de Outubro na Culturgest.

O texto tem por título

A memória está repleta de fantasmas

A Repórter R, 10 de Outubro 2022.

Clique na imagem para ler o texto

 

Já está disponível o programa e livro de resumos do III Encontro Internacional de História Oral Audiovisual do Cinema Português

“Revisitar os anos 70/80 no Cinema Português”

Design: Adriano Portugal

A Repórter R, 26 de Setembro 2022.

Foi publicado a 2 de Junho na revista Journal of Science and Technology of the Arts da Universidade Católica Portuguesa, um texto de Raquel Rato sobre um ensaio audiovisual de Nuno Dias que trabalhou sobre 3 curtas-metragens (Corrente 2008, Cinema 2014 e O Guardador 2015) do produtor e Realizador, Rodrigo Areias.                                              

A Repórter R, 26 de Julho 2022.

Memory landscapes in Rodrigo Areias’ films. After an audiovisual essay by Nuno Dias

Clique na imagem para ler o texto

Still from Corrente (2008) by Rodrigo Areias.

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA ORAL AUDIOVISUAL DO CINEMA PORTUGUÊS

 “Revisitar os anos 70/80 no Cinema Português”

Depois de quase três anos de paragem devido à pandemia covid-19, voltamos com toda a força para realizar o III Encontro Internacional de História Oral Audiovisual do Cinema Português, com o apoio do IHC – FCSH NOVA.
Este ano, e depois de se celebrar em 2019 na Fundação Calouste Gulbenkian, os “50 Anos da Criação do Centro Português de Cinema”, este ano vamos “Revisitar os anos 70/80 no Cinema Português”.
A celebração dos 48 Anos de Democracia que se iniciou este ano de 2022 e que decorrerá até 2024, fez com o projeto Palavrasemovimento, não descorasse esta data tão marcante na História de Portugal e neste contexto específico, o da História Cinematográfica portuguesa.
Teremos como investigadora convidada, Hilary Owen da Universidade de Oxford.
Oito convidad@s de excelência, que testemunharam, com as suas produções cinematográficas, este período revolucionário tão rico, e oito investigador@s que nos trarão o seu conhecimento especializado desta época profícua da História sociopolítica e cultural de Portugal.

Apontem nas vossas agendas os dias – 27 e 28 de Outubro. Local: Av. de Berna, Universidade Nova - FCSH, Torre B, Auditório B1

Encontro organizado no âmbito do projeto Palavras em Movimento: Testemunho Vivo do Património Cinematográfico. Vão estando atentos Até breve!

A Repórter R, 09 de Abril 2022.


E porque amanhã se comemora os 48 anos do 25 de Abril, a Repórter R partilha um documento interessantíssimo sobre o estado do Cinema em Portugal depois de 1974.

E Depois de Abril: 1974-1985 – Parte I e Parte II

Realização: Jorge Paixão da Costa Autoria: Pedro Éfe, José de Matos-Cruz, António de Macedo. Texto: Paulo Filipe Monteiro Produção: Pedro Éfe

A Repórter R, 24 de Abril 2022.

Recordar Jorge Sílvia Melo No Cinema e no Teatro

Jorge Silva Melo conta como foi a sua primeira experiência com João César Monteiro

Programa dedicado ao encenador Jorge Silva Melo, com entrevista conduzida pelo ator Tiago Rodrigues, 1998.

(Fonte RTP Arquivos)

A Repórter R, 24 de Março 2022.

Os filmes do Estúdio Apolo 70 na Casa das Imagens Lauro António

A 15 de Fevereiro saiu em versão ebook a mais recente publicação da Casa das Imagens e a última que foi totalmente acompanhada por Lauro António.

A Repórter R, 19 de Fevereiro 2022.

A Repórter R, não poderia deixar de publicar esta pérola que a RTP- Arquivos disponibilizou recentemente. “Programa dedicado ao filme "Trás-os-Montes", realizado por António Reis e Margarida Cordeiro, uma produção integrada no projeto Museu da Imagem e do Som do Centro Português de Cinema, com destaque para a sequência filmada na Domus Municipalis de Bragança, reunindo camponeses e mineiros mirandeses naquele espaço, e uma entrevista do cineasta António-Pedro Vasconcelos aos dois realizadores do filme.”

Clique na imagem

safe_image.php.jpeg

Domus Bragança 1975-09-17

A Repórter R, 14 de Junho 2021.

Margarida Gil, José Mamuel Costa e Paulo Trancoso|Lançamento do dvd “Relação Verdadeira e Fiel”|Academia Portuguesa de Cinema & Cinemateca Portuguesa Vídeo realizado por Raquel Rato

A Repórter R, 26 de Maio 2021.

Arquivo de Raquel rato


32 anos depois e a propósito do lançamento em DVD da primeira obra cinematográfica da realizadora Margarida Gil, “Relação Fiel e Verdadeira” (1987) que irá decorrer a 21 de Maio, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema | Livraria - Linha de Sombra | Academia Portuguesa de Cinema, pelas 18h, a Repórter R no seu “baú” de recordações cinematográficas Covilhanenses apresenta aqui uma parte do programa da “Semana do Cinema Português”, organizado pelo INATEL com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, que decorreu de 31 de Março a 7 de Abril no cinema Cinecentro em 1989, onde foi visto esta mesma obra cinematográfica.

A Repórter R, 19 de Maio 2021.

 
A Repórter R tem o gosto de anunciar que a 8 de Maio foi inaugurada a Casa das Imagens Lauro António, em Setúbal. Este espaço foi criado com parte do acervo do realizador Lauro António, que inclui “cerca de 50 mil livros, filmes, fotografias, cartazes, documentos e objetos relacionados com cinema e imagem.”  Para além deste espólio, o espaço, tem uma mediateca que segundo o realizador tem cerca de 10 mil DVDs, VHS - e ainda um arquivo pessoal com várias coisas relacionadas com cinema. Lauro António irá dirigir e dinamizar a Casa das Imagens com ciclos de cinema, debates…

A Repórter R, 10 de Maio 2021.

A Repórter R publica hoje, um extracto de uma conversa com o director de fotografia, Acácio de Almeida sobre a sua “mala das magias” e algumas das suas invenções no cinema português. Esta conversa foi realizada no âmbito da tese doutoramento desenvolvida na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris - 3, Paris.

A Repórter R, 17 de Abril 2021.

“Mala das magias de Acácio de almeida”

Fotografia de Raquel Rato 2012

É com todo o gosto que a Repórter R publica o vídeo de apresentação do livro da investigadora, Maria do Carmo Piçarra, apresentado pela cineasta|Susana de Sousa Dias no|Museu do Aljube,Resistência e Liberdade no passado dia 10 de dezembro.

A Repórter R, 22 Dezembro 2020.

Hoje, dia 18 de novembro, Palavrasemovimento comemora o seu 1º Aniversário. Foi neste dia que foi inaugurada a plataforma na Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português. Assim, é com grande honra que dedico este dia à memória de Henrique Espírito Santo | O Produtor do Cinema Novo Português | que faria também hoje anos, publicando aqui uma parte de uma entrevista realizada por mim. Gostaria de agradecer à Tânia Prates, jovem cineasta que está a dar os seus primeiros passos na arte cinematográfica,o ter-se disponibilizado para fazer comigo a montagem desta entrevista.                                                

A Repórter R, 18 de Novembro 2020.

Entrevista realizada por Raquel Rato na sede do Cineclube ABC em Lisboa, 2010.

Entrevista ao director de fotografia Octávio Espírito Santo “O exilado do cinema português” por Raquel Rato em Paris de 2010.

A Repórter R, 28 de Outubro 2020.

Debate|"Cinema em Tempos de Crise"

Ontem, dia 16 de novembro o Painel temático "Cinema em Tempos de Crise" organizado pelo Festival Caminhos Cinema Português|teve como intervenientes Rui Simões, documentarista e fundador da produtora Real Ficção, e Raquel Rato, investigadora do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH. O painel foi moderado por Abílio Hernandez, professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - FLUC.

A Repórter R, 17 de Novembro 2020.

Fernando Matos Silva e Maria do Céu Guerra|Lançamento do dvd “O Mal Amado”|Academia Portuguesa de Cinema & Cinemateca Portuguesa, 97 minutos. Vídeo realizado por Raquel Rato

A Repórter R, 18 de Outubro 2020.

Fernado Matos Silva

Maria do Céu Guerra

Eduardo Geada e Io Apolloni|Lançamento do dvd “Santa Aliança”|Academia Portuguesa de Cinema & Cinemateca Portuguesa, 119 minutos. Fotografias realizadas por Raquel Rato

A Repórter R, 14 de Outubro 2020.

 

A Repórter R publica hoje uma entrevista realizada ao cineasta e montador José Nascimento por Raquel Rato em lisboa de 2012.

A Repórter R, 9 de Outubro 2020.

JN.jpg

“José Nascimento, um cineasta à margem, um montador exímio”